28 de maio Dia Internacional de Luta pela Sa√ļde da Mulher/ Dia Nacional de Redu√ß√£o da Mortalidade Materna

Voc√™ est√° visualizando atualmente 28 de maio Dia Internacional de Luta pela Sa√ļde da Mulher/ Dia Nacional de Redu√ß√£o da Mortalidade Materna

ūüďĘ Faltam dois dias para o 28 de maio

Dia Internacional de Luta pela Sa√ļde da Mulher/ Dia Nacional de Redu√ß√£o da Mortalidade Materna.

 

Em tempos de pandemia de Covid-19 a preocupa√ß√£o com a sa√ļde e vida das gestantes, que fazem parte dos grupos de risco, √© ainda maior, mas o racismo enraizado em todas as esferas sociais faz com que as mulheres trabalhadoras negras e que vivem em √°reas rurais e comunidades mais pobres sofram com a neglig√™ncia a qual suas vidas s√£o tratadas.

Mulheres Negras são as que menos recebem atenção gestacional!

Novamente, s√£o as mulheres negras as que menos recebem aten√ß√£o gestacional,conforme mostram os dados da G√™nero e N√ļmero na pesquisa ‚ÄúA cor da mortalidade materna por covid-19‚ÄĚ a qual revela que:

 

РEntre as gestantes e puérperas mortas com covid-19, 54% são negras;

РEntre as gestantes e puérperas que tiveram covid-19, 56% são negras;

‚úäūüŹŅSeguiremos lutando pela qualidade do pr√© natal e assist√™ncia ao parto e p√≥s parto, pela garantia do aborto legal e seguro. Pelo enfrentamento do racismo, da viol√™ncia obst√©trica e misoginia nos servi√ßos de sa√ļde!

Acompanhe a nossa live amanhã 27/05/22 às 17h no instagram da Camtra @camtra.cmt mediada por nossa Coordenadora Geral Eleutéria Amora, Emanuelle Goes РPesquisadora Pós-doc do Cidacs Fiocruz/Bahia, Monique Eleotério РDoula e Educadora Perinatal. Coletivo de Doulas Negras Quilomba e Maria Izabel Monteiro-Trabalhadora Doméstica, atua e dirige o Grupo de Teatro do Oprimido Marias do Brasil, Secretaria de Articulação Regional das(os) Trabalhadoras(es) Domésticas(os), Presidenta do SinDomésticas do Município do Rio de Janeiro

Por mim, por n√≥s e e pelas outras! √Č pela vida de TODAS as Mulheres Trabalhadoras, seja em casa ou na rua!