Série Legislação do Aborto na América Latina- Peru

Você está visualizando atualmente Série Legislação do Aborto na América Latina- Peru
No Peru o aborto é penalizado exceto em caso de aborto terapêutico, ou seja, caso haja risco de vida para a mulher.
De acordo com o código penal de 1991 artigo 119 o aborto não é punível se praticado por um médico, com consentimento da mulher e se for o único meio de salvar a vida desta.
Uma pesquisa realizada pela Ong Promsex em 2018 mostra que 19 % das mulheres peruanas entre os 18 e 49 anos já realizaram um aborto e que a maioria dessas mulheres estão nas classes C, D e E. Somente metade das mulheres fizeram o procedimento de forma cirúrgica e 17% das que usaram o método de pílulas abortivas precisaram de atendimento médico por conta de complicações.
O país ainda lida com a situação da pedofilia. A cada dia 4 meninas com menos de 15 anos são mães no país sendo a maioria vítimas de violação. Como o aborto em caso de estupro não é legalizado as meninas se tornam mães cedo. Estas gravidezes geram consequências graves para a saúde das jovens além de causar um grande número de mortes maternas de jovens de menos de 19 anos.
Fontes:
http://www.generonumero.media/aborto-na-america-latina…/
https://reproductiverights.org/worldabortionlaws?country=PER&category[295]=295https://promsex.org/…/07/NIN%CC%83AS-NO-MADRES-2020.pdfhttps://promsex.org/…/2019/02/EncuestaAbortoDiptico.pdfhttps://clacaidigital.info/…/EL-ABORTO-TERAPEUTICO-EN…