Série 21 dias de Ativismo contra o racismo – Hiago dos Santos e Moise Kabagambe

Série 21 dias de Ativismo contra o racismo – Hiago dos Santos e Moise Kabagambe

 

Hiago dos Santos (1991 – 14/02/2022)

Hiago era vendedor ambulante, 21 anos, pai de 1 filha, morador do Morro do Boa Vista em Niterói, foi covardemente assassinado por um policial à paisana, fora de serviço, enquanto vendia balas.

 

Estava desempregado e segundo sua esposa, Thaís, saía todos os dias às 5h da manhã para vender doces, a fim de juntar dinheiro para o aniversário de sua filha que completou 2 anos, 4 dias após a sua morte.

 

Moïse Kabagambe (1998 – 24/01/2022)

Moïse Kabagambe, jovem congolês de 24 anos, foi brutalmente espancado e morto a pauladas em um quiosque na Barra da Tijuca, no dia 24 de janeiro.

Desempregado, Moise trabalhava no quiosque Tropicália e o combinado era receber por diárias. Mas ao cobrar pelo pagamento, Moise foi espancado até a morte por 5 homens com um taco de beisebol.

 

Moise chegou ao Brasil aos 14 anos fugindo dos conflitos de relações étnicas na República Democrática do Congo. Sua família considerava o Brasil uma forma de viver em segurança.

 

O racismo vigente em nossa sociedade capitalista e estruturado pelo Estado nos exclui do mercado de trabalho, nos dão as ruas como opção de sobrevivência e nos puni com agressões, encarceramento e pena de morte, pela cor de nossa pele.

 

Por Hiago e por Moise, pela dignidade e respeito da população negra, a CAMTRA se junta a Campanha 21 dias de ativismo contra o racismo por saber que como dizia Audre Lorde “Em uma sociedade racista, não basta ser contra o racismo, é necessário ser antirracista”

 

Vidas Negras Importam!

 

#ParaTodasVerem Carrossel com dois cards de fundo roxo. no titulo “21 dias de ativismo, vidas negras importam” com tres punhos negros fechados. Do lado direito a foto de Moise e de Hiago e do lado esquerdo uma breve descrição.

 

#Campanha21diasdeativismocontraoracismo

#vidasnegrasimportam

#JustiçaparaMoise

#JustiçaparaHiago