CAMTRA – Casa da Mulher Trabalhadora, lança a campanha #ViradaDeJogo, com o objetivo de conscientizar jovens, meninas e meninos sobre relacionamentos abusivos.
A campanha consiste de vídeo informativo, folder e material de divulgação online, e atividades como dinâmicas e rodas de conversa, a fim de auxiliar as jovens e os jovens que estão no início de sua vida afetiva a identificar as violências física, psicológica, moral, patrimonial e sexual.
A campanha foi construída ao longo de 2017 com a participação de diversas mulheres jovens, o tema foi escolhido em consenso, diante do paradoxo que o assunto do feminismo se encontra cada vez mais presente nas mídias e nos debates em geral, mas mesmo assim a violência doméstica e violência contra a mulher ainda apresentam índices alarmantes.
Em 2016, a cada 12 minutos, uma mulher foi vítima de agressão física no estado do Rio de Janeiro. Segundo dados divulgados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP) da Secretaria de Segurança do estado, do total dos registros de ocorrência de agressão no ano passado, 64% das vítimas eram mulheres.
De acordo com o Dossiê Mulher de 2016 os principais crimes de que são vítimas cotidianamente milhares de mulheres são: lesão corporal dolosa, ameaça, assédio sexual, atentado violento ao pudor, estupro, homicídio doloso e violência doméstica.
O objetivo geral do projeto é trabalhar a informação e a conscientização de mulheres como forma de prevenção à violência doméstica, violência contra a mulher, feminicídio e machismo através da temática dos relacionamentos abusivos. Estão previstas atividades de multiplicação em todo o município do Rio de Janeiro e regiões metropolitanas, e também a difusão on-line dos materiais para que os mesmos possam ser utilizados em outras regiões do Brasil.
- Data: junho 3, 2022
Camtra Indica: 2 filmes sobre abuso da criança e do adolescente
- Data: abril 8, 2022