08 de Março de 2021 – Dia Internacional das Mulheres
Neste dia histórico de luta das mulheres, a CAMTRA saúda a todas as mulheres trabalhadoras, em casa ou na rua, por resistirem em tempos de covid-19.
Há um ano, desde o início da pandemia, em março de 2020, que começamos outro ritmo de vida, com o mínimo de abraços, acolhidas, encontros e com o aumento do desemprego, da fome e da urgência por ajuda humanitária. Estamos distantes justamente quando mais precisamos umas das outras, porque as mulheres são as principais e as primeiras vítimas da crise econômica e sanitária instalada. E o Brasil vive um dos piores cenários mundiais.
Saudamos nossas parceiras: as trabalhadoras do Centro Comercial da Saara, as vendedoras ambulantes, as professoras, as jovens e as estudantes, as lideranças comunitárias e todas as demais que nos mantiveram, mesmo à distância, unidas em luta e em luto, mas sempre conectadas e guerreiras gritando por Vacina para Todas, Auxílio Emergencial Já e pelo fim dos retrocessos!
Agradecemos àquelas mulheres trabalhadoras que continuaram, todos os dias, combatendo o vírus na linha de frente em hospitais, na limpeza e higienização de tudo, nos meios transportes, nas farmácias, supermercados e em todos os serviços essenciais ou não que permanecemos para sobrevivermos.
Somos resistência frente à falta de alimentos e à morte. Lembramos o dia 08 de março de 1917, quando noventa mil grevistas foram às ruas para pedir pão e o fim da guerra, sem nenhuma arma. Desde 1910 o Dia Internacional das Mulheres, proposto por Clara Zetkin e aprovado na 2ª Conferência Internacional de Mulheres Socialistas, é unificado.
Ato Live da CAMTRA
Este ano, como não poderemos estar nas ruas, marcharemos na rede: Ato 08 de Março – Dia Internacional das Mulheres em memória de Cleonir Alves – Tia Gaúcha.
A partir das 14h30min teremos 30 mulheres potentes em diversas mesas temáticas. A conversa será transmitida no Youtube, Facebook e Twitter da CAMTRA.
Veja a programação e não perca!
🟣 14h30 – Mesa de abertura e homenagem à Tia Gaúcha, Cleonice Alves.
🟣 14h40 – Mulheres jovens na defesa dos seus direitos. Lançamento do vídeo do Núcleo de Mulheres Jovens da CAMTRA.
🟣 15h – Violência contra mulheres e meninas: solidariedade feminista e desafios na pandemia.
🟣 15h25 – As mulheres em luta pela resistência democrática.
🟣 15h50 – Mulheres e pandemia: trabalhadoras domésticas, auxílio emergencial, vacinas e desigualdades.
🟣 16h15 – Mulheres, territórios e conflitos por terra e trabalho.
🟣 16h35 – Mulheres, direitos sexuais e reprodutivos: avanços e retrocessos – Argentina e Brasil.
Pela Vida das Mulheres Trabalhadoras!
Leia mais: Argentina avança nos direitos e na autonomia das mulheres