Depois deste dia 29 de luta, ficou nítido o quanto as mulheres são grande potências nas ruas. Afinal, só existe democracia com mulheres na política!
A palavra “fascismo” vem do italiano fascio, que significa “feixe”, objeto usado para punição corporal, além de ser um símbolo de autoridade e união. No século 20, o político italiano Benito Mussolini se apossou desse símbolo para seu novo partido, prometendo, com o fascismo, trazer de volta os tempos áureos a partir de um conjunto de medidas para resolver a crise da Itália. Esse é um conceito político nacionalista, imperialista, antiliberal e antidemocrático, que visa um governo totalitário exaltando a nação e uma única raça sobre os valores individuais.
Desde o começo do fascismo, já existiam resistências femininas voltadas à luta pelos direitos das mulheres e no bem comum. Um dos principais nomes da resistência contra a Alemanha nazista, por exemplo, é Olga Benário, militante comunista alemã , que veio para o Brasil lutar por igualdade, também foi companheira de Luís Carlos Prestes (O Cavaleiro da Esperança), e foi deportada por Getúlio Vargas, mesmo grávida, e morta em um campo de concentração.
Gisella Perl, outra mulher que resistia ao nazismo, foi uma ginecologista presa em um campo de concentração, interrompeu a gravidez de todas as suas colegas ao descobrir que as grávidas eram jogadas no crematório.
Além disso, haviam muitos grupos de guerrilheiras, como as “staffetas” que produziam e distribuiam escritos antifascistas, sendo lideradas por Ada Gobetti.
As mulheres sempre resistiram e lutaram juntas pelo fim da desigualdade, pelos seus direitos e por um governo democrático.
No Brasil, nunca foi diferente, as mulheres tiveram papéis fundamentais nas lutas pela abolição da escravidão, pelo fim da ditadura e na constituinte. Agora com o aumento dos discursos de ódio, autoritários, misóginos, racistas e LGBTfóbicos não foi diferente. Tomamos as ruas para dizer: fascistas não passarão!
Por isso, nos unimos num grito só: #ElasSim
Democracia é palavra feminina e lugar de mulher é na revolução!
Foto: Mídia Ninja
#EleNão #mulheres #mulheresnapolitica #mulher #feminismo #feminista #feminism #misoginia #machistasnãopassarão #mulheresunidas #abortolegal #feminismoérevolução