12 de Maio – Dia Mundial das Enfermeiras

Compartilhe esta página:
Twitter
Visit Us
Follow Me

12 de maio – Uma homenagem da Camtra a Dona Ivone Lara, sambista e enfermeira, pelo Dia Mundial da EnfermeiraIvone Lara, mais conhecida como Dona Ivone Lara, foi uma das primeiras mulheres negras a conquistar um diploma universitário e a se tornar enfermeira no Brasil. Além de sua grande e conhecida luta dentro do universo das escolas de samba, teve participação importante na luta antimanicomial e na defesa da saúde pública no país.

Formada em Enfermagem, com especialização em Terapia Ocupacional, trabalhou como enfermeira em hospitais psiquiátricos de 1947 a 1977, e atuou no Serviço Nacional de Doenças Mentais como auxiliar da psiquiatra Nise da Silveira, principal referência brasileira na luta contra o eletrochoque e pelos direitos das pessoas com sofrimento mental.

Como braço direito de Nise da Silveira, Ivone Lara percorreu milhares de quilômetros no estado do Rio em busca de mães, pais, filhas e filhos que haviam abandonado familiares no hospício.

Com a música, também revolucionou a vida de muitos pacientes, através da conquista de patrocínio para formação de oficinas de música afim de promover a socialização entre familiares, pacientes, funcionárias e funcionários.

As mulheres negras representam 53% dos profissionais de enfermagem

Apesar de ter um peso relevante na categoria, elas estão concentradas em postos de nível médio, mais precarizados e com menor remuneração. Quase 60% das técnicas e auxiliares de enfermagem são negras.

Entre profissionais com graduação, o cenário é inverso. Cerca de 57% das enfermeiras são brancas. Essa desigualdade se mantém há quase 100 anos.

Segundo dados do Cofen, 649 óbitos em razão da covid-19 entre profissionais da enfermagem foram registrados, sendo que boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde já apontam que a maioria das contaminações ocorre entre auxiliares de enfermagem.

Considerando a informação, é possível afirmar que as profissionais negras, são, mais uma vez, as mais afetadas.

Por esse motivo, reforçamos nosso apoio e gratidão à todas as enfermeiras, em especial às profissionais negras que, em plena pandemia de Covid-19, se dedicam à saúde das(os) infectadas(os), mesmo colocando-se com medo e em risco a serviço.

Luta pela valorização da profissão

Apoiamos a luta pela valorização de todas essas profissionais da saúde e convocamos todas a votarem pela aprovação popular da PL 2564, que está tramitando no Senado Federal e prevê a fixação da jornada de trabalho em 30 horas. Se aprovado, o piso salarial para Enfermeiras seria de R$7.315 mensais, sendo que o valor serve de base para os pisos relacionados. Técnicas de enfermagem teriam o piso fixado em 70% do valor. Auxiliares de enfermagem e parteiras passariam a receber o equivalente a 50% do piso para Enfermeiras.

Para votar, basta acessar o link: https://www12.senado.leg.br/ecidad…/visualizacaomateria…

✊🏿 Não nos calamos. Somamos nossas vozes às dessas profissionais que lutam por condições dignas de trabalho e vida! Viva Ivone Lara! Mulher negra, funcionária da saúde pública, inspiração para as mulheres trabalhadoras, enfermeiras e sambistas da nova geração.

Sobre o dia 12 de maio

Comemora-se mundialmente o Dia da Enfermeira, em referência a Florence Nightingale, um marco da enfermagem moderna no mundo e que nasceu em 12 de maio de 1820.

Fonte: SINDSAÚDE/SC

Leia mais: Todo Dia é Dia das Enfermeiras!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ÚLTIMAS POSTAGENS

CATEGORIAS

Tags

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support