Fim do Programa Minha Casa Minha Vida e o Impacto na Vida das Mulheres

Compartilhe esta página:
Twitter
Visit Us
Follow Me

Em reunião dos movimentos nacionais urbanos e rurais com o Ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, foi anunciado o fim do Programa do Governo Federal Minha Casa Minha Vida (MCMV). Mesmo os projetos já contratados e em andamento seguirão com atrasos nos pagamentos e não haverá mais novas contratações. Até o final do ano, um novo programa deve ser anunciado, mas em outro formato, na modalidade de voucher, apenas para pequenos municípios e regiões, ainda sem metas previstas. Com essa nova iniciativa governamental é fortalecido o estereótipo da moradia como mercadoria e não como direito social. O impacto da decisão atingirá milhares de famílias que ficarão sem ter onde morar, e por consequência, as mulheres, mais uma vez, serão as mais impactadas, já que representam 86,8% das/os beneficiadas/os pelo programa, de acordo com o Ministério das Cidades.

Durante a seleção para o Minha Casa, Minha Vida, as famílias que habitavam áreas de risco ou que possuíam mulheres chefes de família eram sempre priorizadas na modalidade que atendia famílias com renda de até R$ 1.395. Além de terem preferência feminina na escritura das casas entregues (especialmente as mães), o Minha Casa Minha Vida 2 também previa que mulheres separadas poderiam adquirir um imóvel mesmo sem a assinatura do cônjuge, até nos casos de não haver divórcio judicial. Essas medidas serviam para garantir às mulheres que realmente precisavam, o direito a uma moradia digna onde pudessem construir e gerir suas famílias de forma segura, já que a sociedade estabelece vivências distintas entre mulheres e homens, o que impacta na relação de ambos com o espaço urbano e suas respectivas relações com a moradia.

Mais uma vez estamos vivenciando ataques e desmonte das políticas urbana e habitacional que verdadeiramente contribuíam para a formação de uma realidade digna para as famílias brasileiras e se comprometia com a importância das mulheres dentro dos núcleos familiares. Um programa que vem há anos se desenvolvendo, fruto de muita luta e mobilização, chega ao fim, mas a luta só está começando e precisamos nos mobilizar para defender e manter as nossas conquistas.

Somos diversas mas não estamos dispersas!

2 thoughts on “Fim do Programa Minha Casa Minha Vida e o Impacto na Vida das Mulheres

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ÚLTIMAS POSTAGENS

CATEGORIAS

Tags

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support