Série: Legislação do Aborto na América Latina – Nicarágua

Compartilhe esta página:
Twitter
Visit Us
Follow Me

Na Nicarágua o aborto é totalmente criminalizado desde 2006 de acordo com a Lei 641 disposta no Código Penal. A Lei prevê prisão 1 a 3 anos para quem realizar o procedimento e 1 a 2 anos para a mulher que procurar realizá-lo.

Por conta da criminalização as mulheres deixaram de receber tratamentos considerados legalizados, como tratamento em caso de aborto espontâneo, as médicas dizem temer acusações , entre 2012 e 2013 47% das mortes maternas poderiam ter sido evitadas caso tivessem recebido o tratamento necessário. Ao contrário, mulheres são deixadas para morrer nos hospitais e em alguns casos lhes são negados tratamento para o câncer em ordem de proteger o feto.

A criminalização também financia a epidemia de meninas menores de 14 anos que são obrigadas a gerar a criança. A Nicarágua é o país com a maior taxa de gravidez entre 10 e 14 anos somente entre 2009 e 2012 ocorreram 2.790 denuncias de estupro contra menores de 14 anos e 6.404 partos dentro dessa faixa etária.

Este é mais um país que demonstra que a proibição do aborto não salva vidas, mas sim coloca a vida de milhares de mulheres e crianças em risco.

Fontes:
https://www.hrw.org/reports/2007/nicaragua1007/
https://frentelegalizacaoaborto.wordpress.com/…/femini…/
https://brasil.elpais.com/…/inte…/1501368613_857543.html
https://oig.cepal.org/es/laws/2/country/nicaragua-17

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ÚLTIMAS POSTAGENS

CATEGORIAS

Tags

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support