Lélia Gonzalez – Março de Lutas pelas Mulheres

Compartilhe esta página:
Twitter
Visit Us
Follow Me

“As questões que a gente coloca enquanto mulher negra, a dimensão racial que está presente em tudo, você não pode fingir que ela não existe!”

Filha de uma mulher indígena, empregada doméstica, e um homem negro, operário, Lélia Gonzalez tinha já em suas raízes um lugar de luta que ocuparia ao longo do tempo. A décima sétima filha, entre 18 irmãs e irmãos, nasceu em Belo Horizonte/MG, mas foi em terras cariocas que construiu a vida e grande parte do seu legado.

Como a mãe, foi empregada doméstica e babá, mas lutando para estudar conseguiu exercer a sua vocação de ensinar. Ainda nas décadas de 50 e 60 estudou em instituições renomadas como o Colégio Pedro II e se formou em História e Filosofia pela Universidade Estadual da Guanabara, atual UERJ, o que era difícil para uma jovem negra. Compreendendo essa realidade fundou o Movimento Negro Unificado.

Como ela dizia, as mulheres negras são as heroínas desconhecidas da nossa história.

Lélia dedicou sua vida ao enfrentamento do racismo e sexismo, fundamentou na antropologia o conceito de interseccionalidade, unindo as discriminações de raça e gênero. e foi pioneira nos estudos e desenvolvimento do feminismo negro no Brasil. Foi professora do CAP/UERJ e de Cultura Brasileira na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC), onde chefiou o Departamento de Sociologia e Política.

Falava o bom “pretuguês” e afirmava que a cultura brasileira é uma cultura negra por excelência. Reivindicava a sua humanidade, o direito de ser: negra, mulher, intelectual, mãe, livre.

“Na medida em que nós negros estamos na lata de lixo da sociedade brasileira, pois assim o determina a lógica da dominação (…) Exatamente porque temos sido falados (…) que assumimos nossa própria fala. Ou seja, o lixo vai falar, e numa boa!”

FONTES: CULTNE/ JORNAL MNU/ ARTIGO: RACISMO E SEXISMO NA CULTURA BRASILEIRA/ GELEDES

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ÚLTIMAS POSTAGENS

CATEGORIAS

Tags

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support