Mulheres contra o fascismo!

Compartilhe esta página:
Twitter
Visit Us
Follow Me

Depois deste dia 29 de luta, ficou nítido o quanto as mulheres são grande potências nas ruas. Afinal, só existe democracia com mulheres na política!

A palavra “fascismo” vem do italiano fascio, que significa “feixe”, objeto usado para punição corporal, além de ser um símbolo de autoridade e união. No século 20, o político italiano Benito Mussolini se apossou desse símbolo para seu novo partido, prometendo, com o fascismo, trazer de volta os tempos áureos a partir de um conjunto de medidas para resolver a crise da Itália. Esse é um conceito político nacionalista, imperialista, antiliberal e antidemocrático, que visa um governo totalitário exaltando a nação e uma única raça sobre os valores individuais.

Desde o começo do fascismo, já existiam resistências femininas voltadas à luta pelos direitos das mulheres e no bem comum. Um dos principais nomes da resistência contra a Alemanha nazista, por exemplo, é Olga Benário, militante comunista alemã , que veio para o Brasil lutar por igualdade, também foi companheira de Luís Carlos Prestes (O Cavaleiro da Esperança), e foi deportada por Getúlio Vargas, mesmo grávida, e morta em um campo de concentração.

Gisella Perl, outra mulher que resistia ao nazismo, foi uma ginecologista presa em um campo de concentração, interrompeu a gravidez de todas as suas colegas ao descobrir que as grávidas eram jogadas no crematório.

Além disso, haviam muitos grupos de guerrilheiras, como as “staffetas” que produziam e distribuiam escritos antifascistas, sendo lideradas por Ada Gobetti.

As mulheres sempre resistiram e lutaram juntas pelo fim da desigualdade, pelos seus direitos e por um governo democrático.

No Brasil, nunca foi diferente, as mulheres tiveram papéis fundamentais nas lutas pela abolição da escravidão, pelo fim da ditadura e na constituinte. Agora com o aumento dos discursos de ódio, autoritários, misóginos, racistas e LGBTfóbicos não foi diferente. Tomamos as ruas para dizer: fascistas não passarão!

Por isso, nos unimos num grito só: #ElasSim

Democracia é palavra feminina e lugar de mulher é na revolução!

Foto: Mídia Ninja

#EleNão #mulheres #mulheresnapolitica #mulher #feminismo #feminista #feminism #misoginia #machistasnãopassarão #mulheresunidas #abortolegal #feminismoérevolução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ÚLTIMAS POSTAGENS

CATEGORIAS

Tags

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support