19 de Agosto – Dia do Orgulho Lésbico

Compartilhe esta página:
Twitter
Visit Us
Follow Me

Em 2021 comemora-se 25 anos do Dia da Visibilidade Lésbica (29/08) 🐸

Hoje, Dia 19 de Agosto, comemoramos também o Dia do Orgulho Lésbico 👩🏽‍🤝‍👩🏾🎉

 

🗓 Data escolhida em memória à grande manifestação de mulheres lésbicas, em 1983, em São Paulo. Ativistas lésbicas ocuparam o chamado Ferro’s Bar, antigo e famoso ponto de encontro LBT+ que, no mês anterior, tinha vetado a distribuição do boletim ChanaComChana e expulsado do estabelecimento as autoras da publicação.

📰 O #ChanaComChana foi a primeira publicação lésbica no Brasil, criada pelo #Galf: Grupo de Ação Lésbica Feminista, em 1981. Essa manifestação ficou conhecida como o “Stonewall brasileiro”, em referência à manifestação LGBT ocorrida em Nova Iorque, em 1969. Na mesma noite da manifestação, as ativistas conseguiram que os donos do Ferro’s Bar retirassem a proibição e que pudessem continuar a divulgar o boletim no local. 

 

✊🏾 Hoje em dia, décadas depois, no Brasil, as mulheres lésbicas já conquistaram muitas coisas, mas ainda possuem pouco espaço na sociedade. Elas sofrem discriminações por hipersexualização, fetichização, estupros corretivos, preterimento no mercado de trabalho, lesbocídios e várias formas de deslegitimação das relações lesboafetivas. 

 

🟣 A #Camtra luta pela autonomia das mulheres e contra a lesbobofia. 

Juntas somos mais fortes!

 

#ParaTodasVerem: Card em fundo roxo, com título de “19 de agosto – Dia do Orgulho Lésbico”. Abaixo, descrição sobre o Ferro’s Bar e fotos de mulheres no local. No canto inferior esquerdo hashtags citadas na descrição do post, e na parte inferior barra de informações da Camtra. #fimdadescriçao

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ÚLTIMAS POSTAGENS

CATEGORIAS

Tags

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support